Análise de Publicações

Scup Educate

Ao analisar as publicações que você mesmo faz, fica mais fácil entender o seu próprio público. Aprendendo o que mais faz sucesso para o seu público fará com que as suas publicações sejam mais vistas, compartilhadas e melhor: mais de acordo com o que seu público realmente gosta ou quer ver.

Mas como isso é possível?

Ao acompanhar os resultados que as suas publicações geram, é possível interpretar as informações fornecidas e criar publicações que gerem mais engajamento. Parece complicado, mas não é!

Por exemplo. Toda segunda-feira você posta uma frase motivacional em sua Fanpage e em média esta postagem tem 10 likes e 1 compartilhamento. Já na sexta-feira você posta uma foto de um por do sol desejando bom final de semana que é compartilhada, em média, 5 vezes e recebe 20 likes. Pronto. De forma simples você percebe e interpreta que a postagem com foto gera maior alcance. O motivo disso? Esta pergunta é você mesmo quem poderá responder depois de analisar as suas publicações e entender o que seu público mais gosta.

Para acessar a Análise de Publicações, vá até o menu Páginas e Perfis > Análise de Publicações


IMPORTANTE

Você apenas conseguirá analisar as suas publicações se houver uma conta conectada. Ou seja, se você deseja analisar as postagens da sua Fanpage, esta Fanpage precisa estar conectada com o Scup. Isto é feito em Configurações > Contas.

Este post explica melhor como conectar sua conta e o que acontece quando é necessário reautenticá-la.

>> Veja mais!

1) Este é o avatar da sua conta cadastrada. É o mesmo avatar que você usa na mídia social que estará especificada no canto superior direito da foto. Neste exemplo acima, é uma conta de Facebook


2) Quais as postagens que mais bombaram? Este quadro mostra as 5 postagens que mais tiveram atividades. São consideradas atividades, qualquer LIKE, COMENTÁRIO ou COMPARTILHAMENTO quando for uma página de Facebook ou Google+, e Retweets e Favoritos quando for uma página de Twitter.

Importante lembrar que estes dados são referentes às publicações feitas no intervalo de tempo pre-estabelecido no filtro de data na lateral (item 6). Neste exemplo, de todas as postagens feitas entre 28/05 e 12/06, as mostradas neste quadro foram as 5 que mais tiveram atividades na Fanpage.

Ao passar o mouse em cima do número de atividades, será mostrado as atividades separadas por tipo, como no exemplo abaixo:


3) Neste filtro de contas você escolhe qual conta deseja analisar as publicações. Somente é possível analisar as publicações de uma conta por vez. Basta escolhê-la e clicar em Exibir.

4) Assim como as demais abas do Scup, é possível exportar os dados brutos. A exportação é feita em arquivo .csv para ser aberta no Excel.

5) Média de atividades em suas postagens de acordo com o período estabelecido no filtro de data. Neste exemplo, se somarmos as atividades de todas as postagens feitas entre 28/05 e 12/06, a média foi de 73 atividades por postagem.

6) Período que você deseja analisar as publicações. O intervalo de tempo é você quem escolhe. Por padrão o período será sempre os últimos 15 dias.

Desempenho de publicações no período

Nesta parte é possível analisar as publicações que foram tagueadas. No Scup você pode taguear as suas publicações para poder medir desempenho a partir destas tags. Veja este tutorial para ter mais informações sobre como taguear as suas publicações 

Ao taguear as suas publicações você poderá ter informações sobre quais tipos de tags trazem melhores resultados. O seu público prefere foto de criança ou de cachorros? Prefere conteúdo com links ou com fotos? Esta medição poderá ser feita a partir daqui, além de poder comparar com páginas que tenham aproximadamente a mesma quantidade de fãs ou pertençam ao mesmo mercado.


1) Escolha entre ver o resultado baseado na média ou total. Por exemplo, postagens com a tag foto tem uma média de 20 likes cada, mas somando todos os likes em postagens com foto o total é de 300.

2) As tags utilizadas serão mostradas em lista e você poderá escolher qual quiser para traçar comparativos. Basta clicar em cima do botão e escolher a tag que desejar.

3)  Você pode comparar tags de 4 formas:

  • Posts desta conta: O comparativo será de forma simples, entre as duas tags selecionadas.

  • Posts de qualquer conta minha: O comparativo será baseado na média dos resultados das contas que você tiver cadastradas no monitoramento.

  • Páginas do mesmo mercado: Se a sua empresa é do ramo Varejo, escolher esta opção mostrará comparativo com números de outras páginas do ramo Varejo

  • Páginas do mesmo tamanho: A comparação é feita com números relativos a páginas que tenham aproximadamente a mesma quantidade de fãs/seguidores

4) Ao publicar pelo Scup você tem a opção de, caso a sua publicação contenha um link, fazer integração com o Google Analytics. Para que seja possível esta análise, primeiramente deve-se cadastrar a conta do Google Analytics no Scup, indo em Configurações > Contas > Adicionar Nova Conta > Google Analytics


Veja este exemplo comparando média de Likes, Compartilhamentos, Comentários e Alcance de publicações com FOTO e publicações apenas com LINKS. Podemos tirar informações como: Os posts da página tiveram no período uma média de 33 likes cada, porém quando posta-se com foto esta média sobe para 37. Como, na média, quando existe uma foto o post é compartilhado 1 vez a mais, amplia-se o alcance. Quando posta-se com link acontece o inverso. Podemos supor que postar com link não é uma boa ideia e que postar com foto melhora a visibilidade e atividades da postagem.

Atividades no Período

Os gráficos de atividades no período mostram de forma clara quais os melhores dias e horários das suas postagens. Sempre baseado no período estipulado no filtro por data.

1) O gráfico "por dia da semana" mostra o dia da semana em que as postagens fizeram mais sucesso. Ao fazer o filtro por período, o gráfico trará uma média da quantidade de atividades nas postagens feitas naquele determinado dia da semana. No exemplo acima, as postagens feitas às sextas-feiras trouxeram, em média, 250 likes. De acordo com o gráfico, postar às sextas-feiras nesta Fanpage é uma boa ideia. De acordo com o gráfico, percebemos que nesta Fanpage não é feito postagens aos finais de semana.

2) O gráfico "por hora" utiliza a mesma métrica do gráfico "por dia da semana". Analisando o gráfico do exemplo acima percebemos que as postagens feitas por volta das 16h são as que atraem, em média, a maior quantidade de atividades.

IMPORTANTE

Os gráficos tem como base o dia e horário em que foi feita a POSTAGEM. e não os dias e horários em que a postagem ganhou mais atividades.


Comparando com páginas do mesmo tamanho e mercado

Este gráfico comparativo mostra as diferenças de resultados entre sua Fanpage e demais Fanpages de mesmo tamanho ou mercado

1) É possível escolher quais métricas deseja ver. Likes, Compartilhamentos, Comentários, Retweets e Favoritadas.

2) O gráfico de linha traçará comparativos baseados no horário em que foi feita a postagem. Neste exemplo acima fica claro que Minha Fanpage não publica nada por volta das 22h. Porém, Fanpages do mesmo tamanho publicam e ganham, em média, 180 likes por publicações feitas neste horário.

Em caso de dúvidas, contate-nos no e-mail suporte@scup.com