O que é preciso saber sobre monitoramento?

Scup Educate

Você já pensou sobre o que as pessoas têm dito sobre a sua marca nas redes sociais? É bastante provável que sim e, exatamente por isso, várias dúvidas surgiram, certo? Não se preocupe, esse cenário é mais comum do que você imagina. Afinal, atualmente existem muitas plataformas onde os usuários fazem menções e citações sobre os mais diversos assuntos, incluindo seus produtos e serviços. E essa sensação de conteúdo infinito pode gerar diversas dúvidas sobre o que, como e quando monitorar.

Para ajudá-lo em sua estratégia, selecionamos as cinco dúvidas mais frequentes sobre monitoramento de marcas nas redes sociais. Veja só:

O que é o monitoramento nas redes sociais?

Monitoramento nas redes sociais é o ato de “escutar” o que tem sido dito pelos usuários desses canais sobre a sua marca, produtos, serviços ou até mesmo sobre mercado, conforme a estratégia definida para a sua empresa. Através de palavras-chave – que podem ser termos específicos ou genéricos – é possível ter um panorama do que as pessoas publicam. E é aí que começa o trabalho de monitoramento.

Qual a importância estratégica do monitoramento de marcas nas redes sociais?

O levantamento de dados sobre as menções de sua marca, por si só, não é estratégico. Esses dados precisam ser tratados, compilados, transformados em informação e, assim, utilizados como conhecimento para aplicar inteligência aos negócios, embasando estratégias e medindo resultados.

Com um monitoramento bem definido, é possível:

  • Prever possíveis crises;
  • Aplicar ações corretivas sobre algum posicionamento mal interpretado pelo consumidor, realizado pela marca;
  • Gerar insigths para melhorar produtos, serviços e processos;
  • Gerar ideias de novos produtos, serviços e perceber mercados a serem explorados;
  • Identificar reclamações recorrentes sobre produtos, serviços e processos;
  • Medir o brand awareness;
  • Avaliar a reputação da marca no mercado;
  • Identificar tendências de mercado e de consumo; dentre outros.

Quais redes sociais posso monitorar em minha estratégia?

As redes sociais de maior expressão no mercado, como o Facebook, Instagram, Twitter, Tumbler, Linkedin, além de mídias sociais como Youtube e blogs diversos.

O que posso monitorar em minha estratégia?

É possível realizar o monitoramento de marcas, produtos específicos, notícias (assunto específico), concorrentes, influenciadores, opiniões e temas atrelados a qualquer interesse da empresa – incluindo a concorrência.

Como desenvolver uma estratégia de monitoramento para a minha marca?

Para desenvolver uma estratégia de monitoramento eficiente, é recomendado trabalhar com 4 diretrizes. Para isso, basta seguir um roteiro simples e, assim, identificar o melhor caminho para aplicar o trabalho:

Quem sou e qual o meu objetivo?

Nesse tópico você deverá responder questões como:

  • Qual a área de atuação de sua empresa;
  • O tamanho dela (porte);
  • Como é sua presença digital atual (canais, número de fãs, por exemplo).

Em seguida, você definirá qual o objetivo central da estratégia, que pode enquadrado em:

  • Vender;
  • Atender;
  • Relacionar;
  • Mapear;
  • Mensurar (medir).

Além disso, você deve ter em mente onde quer chegar e o que é preciso melhorar para a obtenção desses resultados, utilizando os resultados do monitoramento como apoio.

Escolha dos canais

Nesse sentido, é indispensável que você especifique para o monitoramento os canais em que está presente. Contudo, é necessário levantar também os canais que mais geram menções espontâneas à marca, o que direcionará mais fielmente as necessidades de esforços de marketing e comunicação da empresa.

Palavras-chave

As palavras-chave nortearão o monitoramento dos interesses de sua marca nas redes sociais. Por isso, é preciso elaborar perguntas específicas para encontrar os termos mais adequados para a sua estratégia. Isso inclui termos que podem ser escritos incorretamente pelos clientes de sua marca e temas atrelados a ela, que podem gerar menções não tão específicas. Por exemplo, se você pretende monitorar um time de futebol e sua torcida, deve colocar, além do nome dele, os apelidos, variações com erros de ortografia e maneirismos de escrita da internet. Lembre-se, o monitoramento lhe trará comentários e publicações espontâneas, ou seja, sem compromisso por parte da pessoa que publicou!

Tecnologia

Devido ao volume de informação, é indispensável que você conte com uma ferramenta tecnológica de qualidade para auxiliá-lo na coleta de dados, organização deles e na geração de informações para análises estratégicas. Elas podem ser gratuitas ou pagas. O que definirá isso é a mão de obra disponível para o trabalho, bem como o nível de conhecimento e usabilidade para o profissional, além do objetivo definido por sua marca.