Conhecendo e criando buscas

Scup Educate

As buscas são as responsáveis por coletar o material das redes sociais, chamamos esse material de “itens ou menções”. Com base nelas, o Scup vai até a mídia consultar se há material que corresponde ao que você quer coletar.

Cada rede tem suas características e fornecem informações diferentes para monitorar.

É super importante que você saiba quais redes deseja monitorar e tenha uma estratégia para cada uma delas e algumas perguntas podem ajudá-lo a definir melhor essas estratégias:

  • Por que desejo monitorar?
  • Vou monitorar minha marca?
  • Vou monitorar meu produto?
  • Quais mídias desejo monitorar?
  • Vou interagir com meus clientes nas mídias sociais? Se sim, em quais?
  • Vou extrair relatórios?
  • Quais são as palavras que normalmente são citadas junto com minha marca?
  • Como citam o nome da minha marca nas mídias sociais?
  • Existe mais de uma forma de escrever o nome da minha marca?
  • As palavras que desejo monitorar são difíceis de escrever ou pronunciar?

Levantando esses dados iniciais ficará muito mais fácil configurar a ferramenta.

Como criar buscas?

Para criar as buscas acesse a aba Configurações > Buscas

Clique no botão "Adicionar nova busca"

Você visualizará a tela abaixo:

As buscas estão separadas por mídias. 

O box amarelo indica o que pode ser buscado e o que conseguimos coletar. No canto direito da tela, ao selecionar um tipo de busca, haverá dicas de como construí-la de forma assertiva.

Veja abaixo o que podemos coletar de cada rede:

Facebook

Mural de Página 

É possível monitorar murais de páginas próprias (Buscar em minha própria página) ou de terceiros (Buscar em outra página) para concorrentes por exemplo, desde que seja uma página pública, pois as mídias não repassam para ferramentas de monitoramento itens de páginas/perfis privados. 

Nessa busca coletamos as publicações do mural, comentários dessas publicações e as respostas. Para criá-la, basta escolher entre as contas cadastradas (caso seja sua própria página) ou digitar a URL de uma página de terceiros.

Mensagens Privadas (Messenger)

Permite monitorar as mensagens privadas da página que você adicionou a conta no Scup, toda mensagem privada enviada para a página será coletada e aparecerá como um novo item no Scup, desta forma:

Comentários de um post específico

Monitora os comentários e compartilhamentos de uma publicação própria onde deve ser cadastrado o link desta publicação na hora da criação da busca, é muito importante ativar a opção "Fazer Busca Autenticada” se for uma publicação de sua própria página, para garantir que a mídia forneça todos os dados. É possível também monitorar uma publicação em específico de terceiros desde que seja pública. Para criá-la, basta adicionar o link da publicação específica.

*Esta busca fica ativa por 365 dias e é pausada de forma automática após esse período.

Marcações de página

Coletamos as publicações, comentários e respostas em que usuários públicos marcam sua página, utilizando o @suapagina. 

Posts Patrocinados (Darkpost)

Monitoramos os posts patrocinados do tipo foto, link e carrossel, coletando também seus comentários e respostas. Ao criar a busca, são coletados os posts patrocinados dos últimos 90 dias.

➡ Atenção: Os dark posts coletados serão monitorados por apenas 90 dias após sua data de publicação. Por isso, recomendamos que criem novos Dark Posts após esse período ao invés de dar um boost/impulsionar/re-publicar algum post antigo. Isso garantirá a coleta dos comentários.

➡ Sugestão da nossa equipe: para adicionar ainda mais inteligência na sua operação, crie as duas buscas (Mural e Dark Posts) e uma regra que tagueie os posts de mural como “Orgânicos” e os dark posts como “Promovidos”. Assim, é possível gerar relatórios separados, comparando a performance desses dois tipos de posts.

Grupos

É possível monitorar grupos públicos que você administra, coletando as publicações e comentários.

Avaliação de página

Esta busca tem como finalidade monitorar avaliações e recomendações da sua página, coletamos a avaliação e/ou recomendação feita e os comentários que foram enviados junto com a avaliação.

  Exemplo de avaliação feita no Facebook.

Como aparece no Scup após o item ser coletado.

Twitter

Busca

Nessa primeira opção conseguimos monitorar palavras chaves e marcações (@nomedeusuário) de Tweets postados por perfis públicos. 

Podem ser usados os seguintes operadores:

- OR  funciona como um OU. Usando o OR é possível inserir mais de um termo na mesma caixa de busca. Ex: refrigerante OR suco

"-" (aspas) para buscar uma expressão.

Ex: "coca cola" ou "Prefeitura de São Paulo".

- - (menos) ao final da busca pode ser adicionado para ignorar termos ou perfis spam. Para usá-lo, basta inserir o termo colado ao sinal de menos

Ex: "coca-cola" -zero -stevia

Ainda vale lembrar que o espaço entre uma palavra e outra funciona como um E e torna ambos os termos obrigatórios numa menção, independente da ordem que aparecem no Tweet.

Ex: chuva verão (coletaria tanto a frase "cai muita chuva no verão!", como a frase "no verão sempre cai muita chuva").

As buscas diferenciam acentuação e caracteres especiais. Lembre sempre de considerar as variações de palavras.

Há a opção de buscar de forma retroativa por até 30 dias.

Usuário 

Insira o ID do usuário para coletar tudo que for postado na mídia. Também há a opção de coletar ou não os retweets destas publicações.

Mentions 

Permite criar uma busca das marcações, porém somente da conta adicionada no Scup.

Direct Mentions

 Permite coletar as DM’s´ da conta cadastrada no Scup.

Instagram Business e Creators

Perfil de usuário

É possível monitorar o seu usuário com perfil comercial (Instagram Business). Essa busca coleta as publicações do usuário e os comentários feitos nas publicações.

Menções e Marcações em fotos

Coletamos todos os comentários e fotos em que o perfil foi mencionado ou marcado previamente cadastrado no Scup

Hashtags

Serão coletados as publicações de perfis públicos que postarem uma foto com essa Hashtag. É possível criar até 30 buscas de hashtags por conta de Instagram.

Busca de Instagram Business Ads (Dark Posts IG)

Com esta busca monitoramos os posts promovidos exclusivamente feitos no perfil de Instagram, assim é possível coletar a publicação promovida, os comentários e as respostas feitas nas interações dos usuários. Com esta busca, são coletados os itens retroativos dos últimos 30 dias e os dark posts de Instagram são monitorados por 30 dias a partir de sua data de publicação.

Tutorial - Como adicionar contas de Instagram Ads

Linkedin

Página de Empresa

Com a busca de Linkedin o Scup busca todas as publicações feitas na página empresarial de sua empresa. Coletamos as publicações da página, comentários e respostas feitas nas publicações.

É possível coletar apenas itens de páginas empresariais, o Linkedin não repassa para as ferramentas de monitoramento itens de perfis pessoais.

Busca

Publicação da página empresarial

Comentário da publicação

Youtube

Busca

Busca por palavras chaves. Coletamos os vídeos que tenham essas palavras chaves no título ou na descrição. Podem ser usados os seguintes operadores:

- OR  funciona como um OU. Usando o OR é possível inserir mais de um termo na mesma caixa de busca.

Ex: refrigerante OR suco

"-" (aspas) para buscar uma expressão.

Ex: "coca cola" ou "Prefeitura de São Paulo". Utilizando as aspas coletamos exclusivamente os termos na ordem exata.

- - (menos) ao final da busca pode ser adicionado para ignorar termos ou perfis spam. Para usá-lo, basta inserir o termo colado ao sinal de menos.

Ex: "coca-cola" -zero -stevia, assim todo item que conter a palavra “zero” ou “stevia” será ignorado e não coletado.

Vale lembrar que o espaço entre uma palavra e outra funciona como um “E” e torna ambos os termos obrigatórios numa menção, independente da ordem que aparecem no vídeo.

Ex: chuva verão (coleta menções que tenham ambas as palavras independente da ordem)

Usuário: É possível monitorar um canal específico, basta inserir o link do canal na criação da busca, nessa opção coletamos exclusivamente os vídeos postados pelo canal cadastrado no Scup, mas não seus comentários.

Busca em Comentários

É a única busca do Youtube que coletará comentários do vídeo, para isso cole o link de cada vídeo que deseja monitorar.

Blogs

Vale lembrar que o espaço entre uma palavra e outra funciona como um “E” e torna ambos os termos obrigatórios numa menção, independente da ordem que aparecem no post do blog. 

Ex: chuva verão (coletaria tanto a frase "cai muita chuva no verão!", como a frase "no verão sempre cai muita chuva"). Em uma base de sites cadastrados coletamos os posts que contiverem os termos cadastrados.

Busca

 É construída da forma forma que as demais buscas por palavra-chave.

Podem ser usados os seguintes operadores:

- OR  funciona como um OU. Usando o OR é possível inserir mais de um termo na mesma caixa de busca.

Ex: refrigerante OR suco

-  "-" (aspas) para buscar uma expressão.

Ex: "coca cola" ou "Prefeitura de São Paulo".

- - (menos) ao final da busca pode ser adicionado para ignorar termos ou perfis spam. Pra usa-lo, basta inserir o termo colado ao sinal de menos

Ex: "coca-cola" -zero -stevia

Ainda vale lembrar que o espaço entre uma palavra e outra funciona como um E e torna ambos os termos obrigatórios numa menção, independente da ordem que aparecem no post do blog.  

Ex: chuva verão (coleta menções que tenham ambas as palavras independente da ordem), numa base de sites cadastrados coletamos os posts que contiverem os termos cadastrados. 

Notícias

Busca

Funciona da mesma maneira que a Busca em Blogs, insira as palavras chaves, assim coletamos notícias da base de sites cadastrados, caso contenham os termos adicionados. Podem utilizar os operadores básicos: OR, “” Aspas,  [Espaço] e o “- sinal de menos”, a busca é sensível a acentuação.

Flickr

Busca

Coletamos fotos que tenham os termos cadastrados no título ou na descrição.

Podem ser usados os seguintes operadores:

"-" (aspas) para buscar uma expressão.

Ex: "coca cola" ou "Prefeitura de São Paulo".

- (menos) ao final da busca pode ser adicionado para ignorar termos ou perfis spam. Para usá-lo, basta inserir o termo colado ao sinal de menos

Ex: "coca-cola" -zero -stevia.

RSS

Feed

Web feed (algo como “alimentar a rede”, em tradução livre) é um formato de dados usado principalmente em sites com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. O feed é um link pelo qual o usuário se inscreve para receber num só lugar todas as informações que são postadas em tais sites.

O primeiro passo é encontrar o link do feed. Por motivos de design, cada site pode disponibilizar o link onde bem entender, mas, via de regra, o símbolo gráfico de feed na web é este:

Copie o link do Feed e cole na busca do Scup

Foursquare

Tips

 O Foursquare é um serviço que permite a você indicar por meio de um aplicativo em seu celular onde está, procurar por pessoas e consultar dicas sobre lugares deixadas por outros usuários. 

A busca no Foursquare coleta comentários dentro de uma venue a partir do ID cadastrado.

Slideshare

Busca

Mesma lógica das buscas por palavra chave, porém não aceita nenhum dos operadores de busca.

Vímeo

Busca

Coletará os vídeos que tenham os termos cadastrados no título ou na descrição. Assim como o Slideshare, também não aceita os operadores.

Usuário

Assim como a busca por usuário no Youtube, essa busca coleta os vídeos postados pelo canal específico.

Wordpress

 Feed de blogs específicos

Nos sites Wordpress que disponibilizarem o link do feed, copie e cole na busca, serão coletadas as novas publicações. Não há coleta de comentários com as buscas criadas, basta checar o resultado na aba “Menções”. 

Em caso de dúvidas, contate-nos através do e-mail suporte@scup.com ou através do número de telefone (11) 3509-1268.