Buscas de Blogs e Notícias

Scup Educate

Temos um fornecedor que administra um diretório com mais de 1 milhão de sites cadastrados como Blogs e sites de Notícias.

No Scup é possível criar buscas de palavras chaves para encontrar posts de blogs e notícias com os termos salvos em 3 contextos:

  • No Título e no Corpo da notícia
  • Somente no Título da notícia
  • Somente no Corpo da notícia

O passo a passo é muito simples, no seu monitoramento acesse a aba Configurações > Buscas e selecione Blogs ou Notícias:

Essas buscas podem ser utilizadas para monitorar diversos assuntos, por exemplo:

Algumas empresas anunciaram a deleção de seus perfis no Facebook, devido a mudança na estrutura dos post da timeline dos usuários. Agora o Facebook priorizará posts de amigos (perfis pessoais) ao invés de Páginas. Como monitorar o posicionamento dessas empresas nas buscas de Blogs e Notícias?

Muito simples, basta criar as buscas com termos chaves sobre o assunto:

“anuncia saída do Facebook” OR “informa deleção de perfil do Facebook” OR “ comunica saída de rede social” OR “não vai mais postar no Facebook”

Aqui o importante é pensar nas diversas formas que essa matéria poderia ser anunciada ou expressões que pudessem ter no corpo da matéria.

Ou ainda criar uma busca um pouco mais generalista com um assunto que interessa, exemplo: “Fake News.

Nas buscas de palavra chave é possível utilizar alguns operadores, como usamos acima as “” Aspas e o OR. Esses operadores possibilitam buscas mais assertivas e focadas.

Podem ser usados os seguintes operadores:

- OR  funciona como um OU. Usando o OR é possível inserir mais de um termo na mesma caixa de busca.

-  "-" (aspas) para buscar uma expressão.Assim como colocamos acima: Ex: “anuncia saída do Facebook” OR “informa deleção de perfil do Facebook” OR “ comunica saída de rede social” OR “não vai mais postar no Facebook”.

- - (menos) ao final da busca pode ser adicionado para ignorar termos ou perfis spam. Pra usa-lo, basta inserir o termo colado ao sinal de menos Ex: -CEO -Empregado, nesse caso para evitar notícias que falem de funcionários ou Ceo’s que saíram da empresa.